terça-feira, 19 de março de 2013

Estrada de vida; corrida sem pressa



Dias atrás, percebi que estava muito cheio de excessos e recheado de faltas. Então, decidi cuidar das podas e das aquisições. Comecei agindo pelo corpo. Iniciei uma maratona de exercícios em uma academia, mas logo apareceram o cansaço, a indisposição e o desânimo, que eram devido às faltas internas, causadas pelos assaltos sofridos no dia-a-dia, e pela indigestão causada pelos sapos engolidos nas convivências. Então percebi que para cuidar dos excessos, precisaria primeiro cuidar das faltas: encher por dentro para esvaziar por fora. Entendi que precisaria movimentar o corpo, a mente e a alma.
Um dia, caminhando pela cidade, vi uma longa estrada de terra vermelha firme, coberta por um céu mais inteiro e rodeada de uma mata verde intenso. Decidi fazer dessa estrada minha pista de corridas e meu divã. Eram tardes que resgatavam meus dias. Durante as corridas, conversava comigo mesmo, e me entendia. E quando calava, ouvia a natureza cantar e falar. Olhava para o telhado (por vezes azul, branco, acinzentado, alaranjado) e o peso causado pelas convivências doentias desaparecia. Naquele lugar, o vento me rejuvenescia, trazia de volta o menino, e a saudade morria. Era um lugar encantado! O tudo me alcançava e me inseria nele. O sentido que eu dava para o caminho, me fazia chegar ao destino. Foi através do movimento que encontrei a calmaria. Foi através da calmaria que movimentei a vida. Percebi que correndo pela estrada conseguia retirar os excessos e preencher as faltas, emagrecia por fora e engordava por dentro. Estrada de vida; corrida sem pressa. Atividades físicas, atividades de alma. Uma corrida terapêutica. Uma estrada longa... até o fim.


Rodolfo Goulart

4 comentários:

  1. Pensamentos brilhantes!Me vejo assim ultimamente!
    preciso encontrar essa estrada...

    ResponderExcluir
  2. Pensamento lindo e que me fez refletir muitas coisas em minha vida.

    ResponderExcluir
  3. A vida é mesmo essa estrada onde corremos sem pressa, admirando ao redor e ouvindo a voz do Criador. Mas ainda há quem corra desesperadamente em busca de um "troféu" por ter chegado em primeiro lugar.
    Acredito fielmente que esses primeiros sempre serão os últimos. Eles têm a ânsia de chegar mais
    rápido, e isso os impede de ver, sentir e ouvir tudo o que Deus quer.
    Fiquei encantada com a abundância de cores do seu telhado. Fiquei admirada com a solução que Deus te deu para o preenchimento das suas faltas.

    E confesso, que ao terminar de ler, fiquei amenizada, porque o começo me doeu. Doeu saber que você, menino, estava recheado de faltas. Eu vi a tristeza nas entrelinhas. Quando há vazios, há solidão e dor.
    Me deixou feliz saber que você escolheu o melhor caminho para se preencher. Quando fico assim, sei que só Deus pode me amenizar, pois Ele nunca deixa faltar nada. Quando estamos cheio Dele, nada faz tanta falta como pensamos que faria.

    "Entendi que precisaria movimentar o corpo, a mente e a alma."
    Se todos entendessem que os três precisam funcionar em harmonia para que tudo na vida fique bem, não existiria essa busca eterna por coisas supérfluas.

    Eu queria escrever um comentário que ficasse aos pés desse texto. Mas não consegui.
    Perdoe-me por isso? rs'


    És um poeta, menino Rodolfo. E como eu te admiro! *-*

    P.S: Desejo que fique bem. Lembre-se Dele, quando as faltas voltarem a te preencher.
    Deixo aqui minha admiração e um abraço que ajude a preencher um pouco as suas faltas.
    Beijo ;*

    ResponderExcluir
  4. Felizes os que percebem que ao redor existe vida, caminhos, possibilidades... Viver percebendo é a alma que consegue ver longe e mais nítido! Se o olhar se embaralhar, feche os olhos, respire e recomece. Seus pés conseguirão ir além!

    ResponderExcluir