segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Quem olha por dentro enxerga

Hoje pela manhã observava a casa que fica em frente a minha.Tudo estava muito quieto. Fiquei preocupado. Será que todos daquela casa estariam dormindo? Viajando? Será que bandidos algemaram e amordaçaram meus vizinhos e os trancaram no banheiro? Poderiam estar mortos? Pensei em ligar para a emergência, mas antes resolvi espionar um pouco para obter algumas pistas. Após longos minutos de espera, a porta da frente se abriu, e saíram de lá várias pessoas contentes com crianças cantantes. Estava acontecendo uma festa de aniversário de uma criança na casa. E pelo lado de fora não era possível ver as movimentações do interior, a casa era grande. Meu rosto ficou vermelho quando lembrei das minhas interrogações. Percebi que quem olha só por fora enxerga raso e resumido, e corre o risco de concluir totalidades por faixadas. A quietude de fora não é capaz de definir a realidade; por dentro pode estar acontecendo festas agitadas ou brigas violentas. Para concluir é preciso fazer parte, parar de olhar pelo buraco da fechadura e abrir a porta para entrar na casa. Enxerga melhor quem olha por dentro. Sou casa-humana; para me definir, me olhe sem pressa, por dentro também, por favor!

Rodolfo Goulart

Um comentário:

  1. Rodolfo, que metáfora incrível. E pelo que tenho visto por aqui, rara edificação humana então.

    =)

    ResponderExcluir